sexta-feira, 11 de março de 2022

DRE

 


Demonstração do Resultado do Exercício – Um Filme dos Resultados da Companhia

Enquanto o Balanço Patrimonial é uma foto das contas patrimoniais de uma Companhia em um certo dia, podemos considerar que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um filme dos resultados da empresa em um determinado período. As Companhias de capital aberto, com frequência, divulgam suas demonstrações financeiras em períodos trimestrais e anuais. Nesse sentido, a diferença entre o Balanço Patrimonial e DRE no que diz respeito à abordagem entre “foto” e “filme” é que, no caso de uma demonstração financeira anual divulgada, as contas do Balanço Patrimonial se referem ao posicionamento do dia 31 de dezembro do ano X e o conjunto de rubricas que constam na DRE são a soma dos resultados entre o período do dia 01 de janeiro do ano X  e 31 de dezembro do mesmo ano X.

Uma questão muito importante a ser observada na DRE é a forma como é realizado o registro contábil, uma vez que este deve respeitar o regime de competência, ou seja, o registro deve ser realizado na ocorrência do fato gerador, independente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento das despesas.

Para exemplificar, a Companhia realiza a venda de R$ 10 milhões de produtos parcelada em 2 anos. Nesse caso, em virtude do regime de competência, a receita a ser registrada no ano 1 será de R$ 10 milhões, quando o corre o fato gerador; não sendo registrada, portanto, a ocorrência de receita no ano 2.

A apresentação da DRE segue a ordem abaixo:

Receita Bruta (Vendas de produtos e/ou serviços prestados)

(-) Impostos e Deduções (Tributações incidentes nas vendas, vendas canceladas, devoluções e descontos)

= Receita Operacional Líquida

(-) Custos de Venda (Valor investido para compra e venda de mercadoria e/ou prestação de serviços. Os vendedores das mercadorias e/ ou dos serviços prestados estão nesta conta)

= Lucro Bruto

(-) Despesas Gerais e Administrativas (Despesas necessárias para a manutenção das atividades da empresa. Aluguel, luz, funcionários da parte administrativa – RH, Financeiro, etc)

= Resultado Operacional Líquido

(-) Receitas e Despesas Financeiras (Aplicações financeiras, despesas com juros, despesas bancárias, etc)

= Resultado antes do Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social (CS)

- IR e CS (Imposto de renda e contribuição social)

= Resultado Líquido

Analisando a ordem acima, é possível compreender que o objetivo básico da DRE é o confronto de receitas e despesas da Companhia de modo a fornecer o resultado do exercício, mostrando se este foi lucrativo ou se houve prejuízo.

A DRE é uma ferramenta indispensável e é muito utilizada por gestores, investidores, credores e pelo próprio governo. Permite, ainda, que sejam extraídas informações de extrema relevância para a compreensão do resultado financeiro da empresa analisada. Dessa forma, por exemplo, é possível analisar a composição da Receita Total, o montante dos custos relacionados aos produtos e serviços e das despesas gerais e administrativas, bem como verificar a capacidade de pagamento dos juros com o lucro operacional obtido no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário