quarta-feira, 31 de março de 2021

Margens Financeiras


Índices de Margens Financeiras ou Indicadores de Lucratividade são indicadores de lucratividade que visam mostrar o quão eficiente é uma empresa na administração de seus resultados. Receitas elevadas com baixos custos e despesas são a combinação perfeita para que uma empresa apresente bons índices de lucratividade. Esse resultado pode indicar que a empresa está vendendo menos por mais, em virtude de algum tipo de vantagem competitiva.

Margem Bruta

Índice de Margem Bruta, através da comparação Lucro Bruto / Receita Operacional Líquida (ROL), revela a eficiência da operação da empresa. O Lucro Bruto é obtido após descontar da ROL o Custo de Mercadorias ou Serviços Vendidos (CMV).


Margem Operacional (EBIT)

Margem Operacional é obtida através da comparação entre Lucro Operacional/ROL. O Lucro Operacional ou EBIT (Earnings Before Interest & Taxes) é o saldo obtido após as Despesas Operacionais e antes do Resultado Financeiro.

Margem EBITDA

Margem EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) segue a mesma lógica de cálculo da Margem Operacional. Contudo, para encontrar o EBITDA, soma-se a Amortização e a Depreciação (despesas não caixa) ao Lucro Operacional. Cumpre destacar que o EBITDA é considerado uma proxy do Fluxo de Caixa Operacional (FCO). 


Margem Líquida

Margem Líquida é o cálculo que resulta da comparação entre Lucro Líquido/ROL. Sendo a última linha da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o Lucro Líquido é obtido após o Resultado Financeiro e o Imposto de Renda. É a partir do Lucro Líquido que a Companhia define quanto irá distribuir para os sócios.



Observação sobre as Margens Financeiras

Faturamento e vendas são considerados sinônimos de ROL.

Empresas que possuem algum tipo de vantagem competitiva ou que comercializam produtos que têm alto valor agregado, combinado com estrutura de despesas e custos baixos em relação às receitas e lucros, alcançam rentabilidade pelas margens (Ex.: joalherias, transmissoras de energia e empresas de software); Empresas com baixo valor agregado (Ex.: supermercados, distribuidoras de alimentos e drogarias), entretanto, buscam retornos pelo giro do ativo.

As Margens Financeiras revelam vantagens/ problemas da empresa no que se refere (i) à produção - margem bruta; (ii) ao operacional - margem operacional; e (iii) ao financeiro - margem líquida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário