sexta-feira, 11 de março de 2022

DFC

 DEMONSTRATIVO DE FLUXO DE CAIXA - DFC



Assim como na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), no Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) pode-se fazer a analogia de que os seus registros são considerados um filme, pois revelam as entradas e saídas de caixa de um certo período (trimestral, anual, etc), que auxiliam na compreensão da geração de caixa da Companhia. É importante destacar, ainda, que, ao contrário da DRE, o DFC tem seus lançamentos registrados sob o regime de caixa e não o de competência, ou seja, é possível monitorar o efetivo fluxo do dinheiro na empresa em estudo. Nesse sentido, o analista saberá se a Companhia está gastando mais do que recebendo (fluxo de caixa negativo) ou recebendo mais do que gastando (fluxo de caixa positivo).

O DFC é dividido em três categorias: Atividades Operacionais; Atividades de Investimento; e Atividades de Financiamento.

O fluxo de caixa das atividades operacionais diz respeito aos fluxos que correspondem ao processo produtivo da empresa até a entrega do produto/serviço. Para isso, a DFC reúne dados do balanço patrimonial e da DRE. Sendo assim, os registros que se referem aos custos e despesas, pagamento de fornecedores e de salários, contas a receber e etc., ou seja, as contas que fazem parte do operacional da empresa, estão nesse fluxo.

Como o próprio nome já diz, no fluxo de caixa das atividades de investimento estão os investimentos que a empresa realiza para a formação do ativo não circulante (imobilizado, intangível e investimentos).

Para concluir, o fluxo de caixa das atividades de financiamento registra a captação de recursos no período, seja ele de terceiros ou próprio.

A soma dessas contas nos mostra a variação de caixa no período que, somado ao caixa do exercício anterior, irá resultar no caixa do exercício corrente analisado.

A DFC serve para termos uma noção de qual é a origem dos recursos que formaram o caixa da empresa no período e se a empresa consegue cobrir seus investimentos e suas despesas financeiras e amortizações de dívidas com sua operação.