quarta-feira, 31 de março de 2021

Balanço Patrimonial


O Balanço Patrimonial (“BP" ou "Balanço”) tem como objetivo mostrar a situação patrimonial de uma empresa em um momento específico. Nele os bens e direitos estão equilibrados com as obrigações de terceiros e contribuições dos acionistas.

O BP é dividido em duas colunas: (i) lado esquerdo: encontram-se os bens e direitos (Ativo); e (ii) lado direito: estão as obrigações junto a terceiros (Passivo) e as participações dos sócios (Patrimônio Líquido).

Cabe aqui salientar, também, que o lado esquerdo do Balanço possui origem devedora e o direito credora, dado que bens e direitos (Ativo) são considerados aplicações de recursos que tem origem no Passivo e Patrimônio Líquido; afirmamos, assim, que no BP não há devedor sem credor.

Estrutura de um Balanço Patrimonial

Tendo em vista o período contábil de um ano, o BP é dividido em Ativo Total e Passivo Total, conforme quadro abaixo:

As contas do Ativo são divididas em dois grupos e são registradas em ordem decrescente pelo grau de liquidez:

Ativo Circulante

São Bens e direitos com expectativas de liquidez (possibilidade de se transformarem em dinheiro) no prazo de até um ano:


 Ativo não Circulante

São Bens e direitos com expectativas de liquidez em prazo superior a um ano:

Com relação ao Passivo, podemos dizer que este é dividido em dois grupos e são registrados em ordem decrescente pelo nível de exigibilidade:

Passivo Circulante

São obrigações junto a terceiros em que a empresa tem a expectativa de pagá-los em um período de até um ano:


 Passivo não Circulante

São obrigações junto a terceiros que deverão ser pagos em prazos superiores a um ano:


 Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido, obtido pela subtração entre o Ativo Total e Passivo Exigível (Passivo Circulante e Passivo não Circulante), uma vez que não existe a obrigação prévia de que a empresa tenha de devolver aos acionistas os recursos por eles investidos, a menos que ela seja liquidada, não há registro que leve em consideração o nível de exigibilidade. Portanto, a divisão do Patrimônio Líquido se dá da seguinte forma:


 Observações sobre o Patrimônio Líquido

Conforme a Lei 6.404, os administradores são obrigados a disponibilizar aos acionistas as Demonstrações Financeiras (“DFs”) da Companhia até um mês antes da data marcada para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), a qual ocorre anualmente até o quarto mês após o exercício social (31 de dezembro de cada ano). Nesse sentido, dado que o Balanço Patrimonial faz parte das DFs, a Administração da Companhia deve disponibilizá-lo antes da realização da AGO para que os acionistas possam deliberar sobre as DFs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário